INTRODUÇÃO: A parada cardiorrespiratória (PCR) é considerada uma das maiores emergências clínicas que o profissional de saúde pode se deparar ao longo de sua atuação. Portanto, torna-se necessário que estes profissionais estejam devidamente preparados e capacitados para prestarem um suporte de vida de qualidade. Neste sentido, o aspecto teórico-prático do aprendizado pode ser aprimorado com a utilização da simulação clínica, pois oferece uma aproximação com a realidade por meio de cenários e bonecos simuladores para o desenvolvimento de habilidades técnicas e emocionais, além do fortalecimento do raciocínio crítico na associação da teoria com a prática. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma simulação clínica da assistência de Enfermagem no suporte avançado de vida na parada cardiorrespiratória. MATERIAS E METODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa sobre a utilização da simulação clínica no suporte avançado vida (SAV) na parada cardiorrespiratória (PCR) em um minicurso ministrado na 21ª Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), na cidade do Crato, Ceará. O minicurso foi promovido pela URCA em parceria com o Centro de Ensino e treinamento em urgência (CETUE), ministrado por dois enfermeiros para 12 discentes do curso de enfermagem no dia 27 de maio de 2019, perfazendo uma carga horária de 8 horas. Para a simulação, a sala de aula contou com equipamentos para uma estrutura mínima de uma sala de emergência, boneco simulador de suporte avançado e bonecos para treinamento em reanimação cardiopulmonar (RCP) e o programa de computador D.A.R.T. SIM para simulação de ritmos cardíacos, defibrilação, medicações e verificação de sinais vitais. RESULTADOS: No minicurso os alunos tiveram uma capacitação teórica com discussão dos protocolos nacionais e internacionais sobre PCR e as condutas assistências no intra-hospitalar, sendo abordadas as causas, sinais apresentados, cadeias de sobrevivência, organização da equipe, RCP, dispositivos utilizados, medicação e cuidados pós-parada. Em seguida, os alunos foram divididos em dois grupos, cujas funções estavam distribuídas entre liderar o grupo, monitorar o paciente, administrar medicamentos, realizar compressões, realizar ventilações e registro do tempo e das condutas adotadas formando, assim, o time de resposta rápida para que pudessem atender rapidamente as possíveis intercorrências do paciente crítico que levavam a PCR. Durante a simulação clínica, o caso era apresentado ao grupo e sua assistência decorria mediante a apresentação em data-show dos sinais vitais e ritmos cardíacos por meio do D.A.R.T. SIM, simulador de monitor cardíaco, controlado por um dos facilitadores, enquanto um monitor possuía um check list com habilidades esperadas dos estudantes para cada caso, pontuando erros e acertos. Ao término das simulações foi realizado um debriefing para discussão reflexiva de acertos e oportunidades de melhorias, assim como ouvir os sentimentos experenciados. CONCLUSÃO: Esta experiência foi avaliada pelos discentes como importante metodologia de ensino, uma vez que permitiu a consolidação entre os conhecimentos teóricos e a atuação prática em um cenário próximo da realidade, de maneira dinâmica, controlada e segura, permitindo a reflexão sobre seus erros para o aprimoramento técnico-científico, relacional e emocional.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS I. DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR. 2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores). 3. Os Trabalhos serão apresentados unicamente em formato de Pôster impresso. 4. O primeiro autor e/ou o apresentador do Trabalho ACEITO para apresentação em Pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no Congresso. 5. Cada Trabalho poderá ser inscrito em apenas 1 (uma) das categorias, segundo determinação dos próprios autores. 6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os Trabalhos Científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do Congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos. II. DOS PRAZOS 1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 31 de maio de 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS. 2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica do Congresso: a partir de 25 de junho de 2018. III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 1. Os trabalhos deverão ser submetidos, única e exclusivamente, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br. 2. Os Resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres). 3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples. 4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: PréHospitalar; Intra-Hospitalar; Adulto ou Pediatria. 5. Os Resumos que serão SUBMETIDOS deverão ser estruturados, contendo os itens abaixo especificados: 5.1. Campo “Título do Trabalho” 5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS. 5.2. Campo “Autores” 5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas); 5.2.2. O número de autores por trabalho é limitado a 5 (cinco) participantes (1 autor e 4 coautores). 5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo: 5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão; 5.3.2. Texto em Parágrafo único; 5.3.3. Texto corrido; 5.3.4. Não conter os nomes dos autores; 5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo; 5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. 5.4. Campo “Submissão de Resumo e Trabalho” 5.4.1. Anexar Resumo Completo em PDF, incluindo os autores com nome completo, email, Instituição vinculada, URL do currículo Lattes e referências utilizadas no trabalho, conforme exemplo no item VIII. 5.4.2. Anexar Trabalho Completo em PDF. III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: Estudo de Campo, Relato de Caso/Experiência ou Revisão Integrativa. 7. Será retornado um e-mail confirmando o recebimento do trabalho em até 7(sete) dias úteis. 8. Após a submissão do Resumo NÃO serão permitidas inclusões e/ou retiradas de autores do Trabalho. IV. DA COMISSÃO JULGADORA 1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso de Urgência e Emergência do Nordeste. 2. Fica a critério da Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos ACEITAR ou NÃO o Resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos. 3. A Comissão julgadora, formada pelos membros da Comissão Científica do Congresso, resguarda-se ao direito de não rever Trabalhos que não foram aceitos. V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER) 1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no Congresso. 2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação. 3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos. 4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações: ? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm; ? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro; ? Título em negrito e caixa alta; ? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito. ? No PÔSTER pode conter figuras e tabelas; ? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT; ? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco. 5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia utilizada, Resultados e Discussão e Referências. 6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a Descrição do caso/experiência. 7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos. VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE 1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em Pôster no III Congresso de Urgência e Emergência do Nordeste. 2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER. VII. DA CERTIFICAÇÃO 1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento. 2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação. 3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado. III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA CALIBRI - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Autores – Máximo 05 autores – Somente nome completo – Letra Calibri – Tamanho 10 Fulano da Silva Beltrano dos Santos Fulano de Jesus Beltrano de Souza Ciclano de Oliveira No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Calibri – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X” ( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) REVISÃO INTEGRATIVA ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Calibri 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE; as quais não questionarei ou acionarei a Comissão dos Trabalhos Científicos do Congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação. ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O IV CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE.
Comissão Organizadora
anne Karolline Silva Santos
Comissão Científica
Samir Lisak
Eduardo Fernando de Souza
Gilson Clementino Hanszman
Marcel Vinícius de Azevedo
Marso Leonardo Victorian Paiva Clement
Raphael Costa Marinho
Sergio Dias Martuchi